As ferramentas de busca na internet são essenciais para que as pessoas encontrem assuntos de seus interesses. São tão importantes que a própria barra onde você já digita o endereço do site já é integrada a um serviço de busca. O marketing de busca (SEM - Search Engine Marketing) serve para que seu produto ou serviço seja exibido nessas ferramentas em posição de destaque. Desta maneira, você vai ser encontrado por muito mais pessoas.
Quanto melhor o seu posicionamento, mais chances de clicarem em seu link e que isto se converta na concretização de um negócio ou no cumprimento de sua meta.
No Google classificamos a busca de três maneiras:
Buscas Orgânicas:
Você não paga nada ao Google e 75% dos cliques são feitos nesses resultados (à esquerda da tela, abaixo dos anúncios). É o clique espontâneo do usuário.
Para garantir um bom posicionamento de seu produto ou serviço é necessário conhecimento técnico chamado de SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para ferramentas de busca.
Buscas Locais:
São interessantes para vender produtos ou serviços para usuários que estejam dentro da área de abrangência do seu negócio. Isto se torna possível, principalmente, por causa dos smartphones que enviam dados do GPS ou das redes de dados e Wi-Fi que fornece de maneira aproximada a localização do dispositivo. Nessas buscas é possível exibir dados como o seu endereço, posicionamento no mapa, telefone e horário de funcionamento. Bem mais fácil que alguém te encontre, não é?
Buscas Patrocinadas:
Estes anúncios aparecem logo acima dos resultados orgânicos e também abaixo deles em área de destaque com a indicação de anúncio. São responsáveis por 25% dos cliques. Caso o usuário clique no seu anúncio, você será cobrado pelo Google de acordo com a configuração de sua campanha.
Fazer com que uma empresa obtenha maior retorno sobre os investimentos com anúncios (ROAS - Return on Advertising Spends) também requer expertise técnica para a criação de campanhas com links patrocinados e o conhecimento dessas ações é chamado de Google Ads - Links patrocinados.